top of page
Oficinas.jpg

11 a 15/09/2023 - 14h às 18h - Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)

A oficina tem objetivo de iniciar um primeiro contato com a função da Assistência de Direção abrindo espaço para formação de profissionais locais capacitados para exercício das funções de 1º, 2º ou 3º assistente de direção.


O curso prevê a introdução ao departamento de assistência de direção, seu papel no set, bem como suas principais funções na pré-produção e produção de um filme,  passando pela interlocução com equipes adjacentes, desenvolvimento de análise técnica, plano de filmagem e ordens do dia.

Bia Lobo - recortada 2.jpg

Bia Lobo é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense. Possui mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ e MBA em Gestão do Entretenimento pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro. Tem experiência profissional na área de programação de televisão e direção de publicidade para internet. Trabalhou na TV Globo Rio e foi professora substituta de direção de fotografia e produção executiva do curso de cinema da UFMT. Atualmente, trabalha com direção de conteúdo para plataformas digitais e assume a função de continuísta, diretora e assistente de direção em projetos de cinema e audiovisual no Mato Grosso.

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO

com Bia Lobo

 21/11/2023 a 27/11/2023 - 14h às 18h - Cineclube Coxiponés
(Exceto sábado e domingo, 25 e 26/11/2023)

Foto Jade Rainho.jpg

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
DE ARGUMENTO PARA DOCUMENTÁRIO

com Jade Rainho

A Oficina "Pesquisa e desenvolvimento de argumento para documentário" irá preparar os participantes para desenvolverem seus próprios projetos de documentário a partir da elaboração e realização da pesquisa e do argumento de uma obra audiovisual.

Para isso, serão discutidos e apresentados exemplos, modelos, processos e técnicas de pesquisa e desenvolvimento do argumento. Os alunos aprenderão sobre procedimentos, etapas e formas de realização, onde cada um trabalhará suas próprias pesquisas sobre temas de seu interesse e a escrita do argumento, que serão trabalhados e desenvolvidos ao longo da oficina, em sala de aula.

Jade Rainho é poeta, cineasta documentarista, educadora audiovisual e ativista pelos Direitos Humanos e da Natureza. Seu curta-metragem de estreia esteve em mais de 60 festivais, 21 países, foi traduzido para 06 línguas e ganhou prêmios no Brasil, Bolívia, Peru e México, se tornando uma referência no assunto. Em 2017, foi aluna do grande mestre do cinema documental latino-americano Patricio Guzmán, durante sua estadia no Brasil. É sócia-fundadora da Cadju Filmes, Produtora de Cinema de Impacto especializada em Documentários sobre Povos Indígenas, Direitos Humanos, Socioambientais e Cultura Popular.

04/12 a 08/12/2023 - 14h às 18h - Cineclube Coxiponés

Esta oficina tem por objetivo apresentar possibilidades de utilização de celulares como ferramenta para estimular a produção audiovisual independente e acessível.
 

Aqui a produção audiovisual será abordada como forma de instigar a pesquisa, gerar interação e construir conhecimento a partir da elaboração com este recurso tecnológico.

 

Como resultado espera-se que os participantes não só aprendam técnicas de produção de vídeos com celulares, mas também as etapas que necessitam para produzir um produto audiovisual, como planejamento/roteiro e a edição, tudo realizado com o celular.

Foto Elton Martins - recortado.jpg

Elton Martins, 31 anos, filho de um pescador com uma agente comunitária de saúde, formado em Artes cênicas e pós graduando em Produção Audiovisual para Web. Criador e líder do MT Queer maior canal LGBTQIAPN+ do YouTube no Centro Oeste com mais de 10 milhões de acessos.

com Elton Martins (MT Queer)

O CELULAR COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL (CAPTAÇÃO
E EDIÇÃO DE VÍDEOS)

11 a 15/12/2023 - 14h às 18h - Cineclube Coxiponés

Karoliny.jpg

A CONTINUIDADE NO CINEMA

com Karoliny Nascimento

A oficina “A Continuidade no Cinema” traz o olhar e a vivência da continuista mato-grossense Karoliny Nascimento quanto ao processo da continuidade. Afinal, o que faz um continuista? Através de uma abordagem introdutória, a oficina aborda as principais etapas e, principalmente, o olhar apurado que a continuidade precisa ter em um filme.

O curso tem como público-alvo estudantes e profissionais iniciantes ou não, jovens e adultos de diversas áreas que têm como interesse conhecer e fazer parte do setor audiovisual, buscando capacitá-los de forma introdutória ao percorrer um panorama geral desse departamento tão essencial para a integridade narrativa do filme.

Gestora de Marketing de formação e redatora publicitária por 10 anos. Karoliny Nascimento atua como produtora e realizadora audiovisual desde 2017. Se especializou em Assistência de Direção e Continuidade pela Academia Internacional de Cinema em 2018 e teve sua primeira experiência no cinema, no mesmo ano, como Assistente de Continuidade no longa-metragem mato-grossense "A Batalha de Shangri-lá" do diretor e roteirista Severino Neto. De 2019 até o momento já participou como continuista do curta-metragem mato-grossense "#júri", do longa-metragem "Beatriz Vira-folhas" e da série "Entre Longes", ambos com roteiro e direção de Samantha Col Debela. Recentemente participou como continuista no longa-metragem "Memória de Elefante" de Severino Neto.

bottom of page