top of page
Banner-site-principal---Capa.png

27 de setembro a 01 de outubro de 2023 | Teatro da UFMT

Sobre

Há onze anos a nossa Mostra Universitária se internacionalizou, transformando-se na MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina. De lá para cá, diversos países marcaram presença, revelando a potência e a criatividade do audiovisual latino. Em 2023, realizamos a vigésima segunda edição da Mostra, trazendo o tema “Miradas e Memórias Latino Americanas”, um título que celebra e provoca acerca de nossas origens, nossa diversidade cultural e de nossos múltiplos olhares que tecem memórias coletivas e projetam futuros.

 

Desde 2012, quando se tornou internacional, a Maual recebeu mais de quarenta filmes estrangeiros provenientes da Argentina, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, de Cuba, do Equador, do México, do Paraguai, do Uruguai e da Venezuela. Nessa caminhada, trocamos experiências, aprendemos com a riqueza da cultura latina, suas cores, paisagens, povos, línguas, sotaques e ritmos. Nossos olhares se cruzaram nesse rico repertório marcado por saberes e culturas de povos originários, afrodescendentes e de tantos outros que por aqui passaram em fluxos migratórios que fundamentam nossa identidade individual e coletiva. 

Se a ancestralidade se associa à própria terra, é preciso voltar-se (ou volverse) à latino-américa. A terra, Pacha Mama, não tem fronteiras. E os nossos rios, veias abertas da América-Latina, nos lembram disso. É nesse fluxo de saberes, culturas e perspectivas que pulsa nossa produção audiovisual. Para traduzir a diversidade de nossa cultura ancestral, trazemos a imagem do milho, alimento essencial na dieta de muitos povos latino-americanos. Com diferentes usos e simbolismos, o milho se apresenta em múltiplos tipos, cores e tamanhos, assim como é também a Latino-América. 

O milho também evoca a ligação dos povos com a terra, os saberes relacionados aos grãos e a preservação de variadas espécies que a monocultura insiste em eliminar. O milho multicolorido, tão presente na cultura andina e também encontrado em pequenas roças que resistem no Brasil, evoca igualmente a imagem das múltiplas telas que compõem o audiovisual latino. Por fim, o milho é semente, promessa de futuro assim como a MAUAL que com sua missão de incentivar o audiovisual universitário semeia o porvir do cinema. 

Nesse sentido, nosso tema também destaca a memória e a importância do audiovisual em sua constante construção e renovação. Lembramos aqui a referência feita pela fotógrafa Claudia Andujar à memória enquanto produto do trabalho incessante sobre nossas imagens, uma clara referência à potência da oralidade indígena que celebra o ancestral ao mesmo tempo em que constrói o novo.

Assim, a 22ª edição da Maual celebra a diversidade da América-Latina, promovendo relações de identificação e pertencimento da população com suas diversas formas de retratação nas telas. É a partir dessa trama de olhares que propomos miradas para futuros ancestrais.   

ENDEREÇO
Centro Cultural
Universidade Federal de Mato  de Grosso
Av. Edgar Vieira, Boa Esperança, Cuiabá
-MT

ACESSE NOSSAS
PLATAFORMAS

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • issuu_edited
cine azul PNG.jpg
bottom of page