TAG-OFICINAS.png
VALERIA.png

OFICINA “DIÁLOGO E MEMÓRIA, ARTE E SALVAGUARDA: EXERCÍCIOS AUDIOVISUAIS”, COM VALÉRIA DEL CUETO.

09 a 11 de outubro

14h às 18h

Sala Névio Lotufo - Cineclube Coxiponés

A oficina envolve o compartilhamento de experiências audiovisuais e um exercício de formatação de produtos online, além de propor uma metodologia para criação de um acervo digital para os usuários dos projetos/produtos a serem concebidos na oficina.

Aproveitando a MAUAL 2018, será proposto aos participantes da oficina a concepção de um produto coletivo baseado no uso de tecnologia móvel para registrar e agrupar diferentes visões e interpretações da Mostra.

 

Valéria del Cueto é fotógrafa, jornalista e cineasta (diretora cinematográfica e de produção). Desenvolve pesquisas audiovisuais no âmbito do carnaval, atuando como fotógrafa da Bateria da Mangueira. É colaboradora do Getty Images e, no Studio@delcueto de photodesign, produz objetos e peças exclusivas. No youtube mantém o canal del Cueto, onde está concentrada sua produção de vídeos e experimentos.

SERGIO.png

OFICINA “INTRODUÇÃO À COMPOSIÇÃO DE TRILHA SONORA PARA CINEMA”, COM SÉRGIO CHIAVAZZOLI.

18 e 19 de outubro

13h30 às 16h30

Sala Névio Lotufo - Cineclube Coxiponés

A oficina pretende aguçar a sensibilidade musical dos participantes, enfatizar a importância da trilha sonora na composição cinematográfica, discorrer sobre caracterização e estruturas de criação de trilhas sonoras, além de abordar a responsabilidade legal no uso de músicas já compostas. Ao final da oficina os participantes deverão saber identificar com precisão o que de fato se denomina trilha sonora, conhecer suas características e saber como precisar uma proposta de criação de trilha ao realizador da mesma. Adicionalmente, desenvolverão em conjunto com os participantes pequenas trilhas para filmes curtas-metragens.

 

Chiavazzoli é compositor, arranjador, produtor musical e multi-instrumentista. Desde 1990 é músico de Oswaldo Montenegro e, desde 1997, de Gilberto Gil. Trabalhou na produtora Quase 9 como compositor de trilhas sonoras para empresas e na produção musical do Programa Dancing Brasil (TV Record).Ao final da oficina os alunos deverão saber identificar com precisão o que de fato se denomina trilha sonora, conhecer suas características e saber como precisar uma proposta de criação de trilha ao realizador da mesma. Adicionalmente, desenvolverão em conjunto com os participantes pequenas trilhas para filmes curtas-metragens.

25 vagas gratuitas mediante inscrição através do link http://bit.ly/2QPU9fG

ALINE.png

OFICINA “CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA: PRIMEIRAS FERRAMENTAS DE ANÁLISE FÍLMICA”, COM ALINE WENDPAP.

17 a 19 de outubro

08h30 às 10h30

Sala Névio Lotufo - Cineclube Coxiponés

A oficina apresentará aos participantes alguns elementos da linguagem audiovisual, de modo a ampliar as relações possíveis entre filmes e espectadores/analistas/críticos. Além de auxiliar na instrumentalização do espectador para a leitura de textos audiovisuais, a oficina envolverá a realização de exercícios práticos de descrição e crítica audiovisual. A oficina será realizada de forma articulada com os debates diários da MAUAL 2019, que acontecem de segunda a sexta-feira - a partir das 10h30 - e no sábado – a partir das 17h -, na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés.

 

Aline Wendpap é crítica de cinema e primeira doutora em Estudos de

Cultura Contemporânea pelo ECCO/UFMT. Mestre em Educação e Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo pela UFMT. Participou do Coletivo Parágrafo Cerrado. É pós-doutoranda e docente do PPGECCO/UFMT. Experiente nas áreas de docência do ensino superior (com atuação na UNEMAT, Afirmativo, Unirondon, IVE e UFMT) e de assessoria de comunicação. É atriz desde 1998, com DRT nº 00436-MT.

 

25 vagas gratuitas mediante inscrição através do link http://bit.ly/2QTCnIo