Mais do que uma oficina, ARRASTÃO é uma conspiração criativa para repensar a forma de fazer cinema, chacoalhando o pré-estabelecido e experimentando um terreno instável para encontrar novas respostas para velhas perguntas. É direcionada à indivíduos maiores de 18 anos, ligados à área de Rádio/TV, Comunicação, Moda e de áreas afins, interessados em dilatar conhecimento, agregar valores e aprimorar sua atuação no campo de caracterização, figurino e direção criativa.

Dia 23/10/2017 a 25/10/2017 das 14:00 ás 18:00 Horas

Dia 26/10/2017 das 15:00 ás 18:00 Horas
(15 Horas)

Inscrições gratuitas através de preenchimento de

formulário eletrônico

https://goo.gl/forms/ESyX7NGjiN5NgXZA3

Objetivos:

  • Ampliar conexões entre os mundos da caracterização, figurino e direção criativa.

  • Expandir referências teóricas e praticas para impulsionar processos de criação para o desenvolvimento de um projeto de caracterização, figurino e direção criativa.

  • Subverter concepções mercadológicas, desparafusar o pensamento e trucar a realidade para o planejamento e desenvolvimento de projetos experimentais.

  • Apresentar no último dia da MAUAL (27/10/2017) o resultado final proposto pela oficina.

Programa:

Dia 1 - 23/10/2017

  • Apresentação dos professores (15 Minutos)

  • Exibição de cenas de filmes, vídeos, fotografias e livros + Teoria (3 Horas)

  • Intervalo (15 Minutos)

  • Argumento/Roteiro (30 Minutos)

 

Dia 2 - 24/10/2017

  • Apresentação do argumento (30 Minutos)

  • Divisão de grupos (15 Minutos)

  • Intervalo (15 Minutos)

  • Planejamento do Vídeo (3 Horas)

 

Dia 3 - 25/10/2017

  • Desenvolvimento do vídeo (4 Horas)

 

Dia 4 - 26/10/2017

  • Edição do vídeo (3 Horas)

Déia Okamura (Maquiagem Cinematográfica)

Graduada em Odontologia, Andréa encontrou na maquiagem sua realização pessoal. Formada pelo SENAC\RJ, especializou-se em Maquiagem HD, Airbrush, Face Art, Body Painting, Efeitos Especiais e Caracterização no CAMPI - Centro Avançado de Maquiagem e Produção Internacional. Também estudou Maquiagem para Fotografia e Passarela Na Stick Art Studio Escuela de Maquillaje Artístico em Barcelona.

Einstein Halking (Figurino)
Graduado em Design de Moda/Estilismo e especialista em Artes Visuais, Einstein dedica-se á mais de 10 anos na arte da construção e desconstrução de objetos vestíveis para as áreas de cinema, vídeo, teatro e televisão. Suas pesquisas e criações ampliam o sentido primordial do vestuário – pedaços de tecidos costurados para vestir o corpo – para criar imagens tóxicas que dialogam e questionam com instâncias sensíveis.

Luiz Marchetti (Direção Criativa)
Cuiabano formado pela CAL (Casa de Artes de Laranjeiras) no Rio de Janeiro, Bacharel em Belas Artes com especialização em Filme e Vídeo na Central Saint Martins em Londres com Mestrado em Design em Arte Mídia pela Westminster de Londres, onde foi premiado pelo AHRB - ARTES E HUMANA ÁREA DE PESQUISA do Governo Britânico. Marchetti em Mato Grosso trabalha como diretor artístico da Casa Silva Freire promovendo circuitos culturais, diretor da TV Assembleia Legislativa de Mato Grosso, editor de cultura do Jornal Circuito Mato Grosso. Seus filmes e performances negociam com a idéia de Vanguarda, em busca de novas fronteiras e a permissão de novas abordagens.

A oficina é sustentada pela curiosidade e pela experimentação fotográfica. Reproduzir o olhar de forma criativa e com o material que possuímos. Como parte da atividade itinerante da MAUAL, a oficina é direcionada a estudantes do ensino fundamental e médio da escola Faustino Dias de Amorim, da comunidade da Varginha, distrito de Santo Antônio do Leverger. 

Do dia 09/10/2017 a 11/10/2017

das 14:00 as 18:00 horas

(12 horas)

RODOLFO​ ​LUIZ

Equilibro a graduação de Rádio e TV, na UFMT, com a real vontade de fazer um curso de fotografia no exterior. Na verdade isso já não é mais
vontade e sim projeto, para depois do curso de radialismo. Acredito que minha trajetória está apenas começando, naveguei por vários mares,
mas foi através dos retratos que descobri que essa era minha verdadeira paixão. Durante esses 4 anos de experimentação e estudo, a evolução foi visível e continua numa constante. Isso só reforça o que eu já sei há muito tempo: o meu lugar é atrás da câmera, contando a
história das pessoas através da fotografia.

Título do Site

A oficina trata de conceitos e práticas da linguagem sonora por meio da arte do foley. Serão abordados: o panorama histórico da sonoplastia, o trabalho de artistas de foley, a pós-produção sonora e o desenho de som em obras audiovisuais. O oficina conta com uma atividade prática de criação de ruídos produzidos em sincronia com a imagem, além da composição e integração do material gravado junto aos demais elementos sonoros e visuais.

Do dia 23/10/2017 a 25/03/2017

O formulário de inscrição estará disponível

na página do Cineclube Coxiponés (facebook.com/coxipones) no Facebook dia 13/10/2017

às 15h

Letícia X. L. Capanema
Professora do curso de Radialismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora (2016) e mestre (2009) em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, tendo realizado suas pesquisas no campo do cinema e da televisão. Formada em Comunicação Social pela  Universidade Federal de Minas Gerais (2004), com habilitação em Radialismo e em Publicidade e Propaganda. Possui formação complementar em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG. Em 2014, realizou estágio doutoral no laboratório de “Communication, Information, Médias” da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (bolsa Capes). Possui experiência docente no ensino audiovisual e profissional na área de design gráfico, videografismo, produção e pós-produção para televisão, cinema e vídeo, com passagem por escritórios de design e produtoras audiovisuais de São Paulo e de Belo Horizonte.

  • Mesa redonda: Cinema em Mato Grosso – memórias e
    transformações – 25/10 – 9h – IL

    Amaury Tangará, Tati Mendes e Bruno Bini. Mediação: Carol Araujo

  • Diálogos Fotográficos – 26/10 – 9h – Auditório do IL
    Ahmad Jarrah e Bruna Obadowsky (A lente); Julia Muxfeldt (Retratos de brincar); Aruã
    Kalil (Inconscequências) Mediação: Luzo Reis

  • Papo Cerrado – 24 a 27/10 – 10h30 – auditório do IL
    Bate papo com o coletivo Paragrafo Cerrado (Aline Wendpap, Juçara Naccioli, Juliana Capilé, Tatiana Horevicht, Angela Coradini e Thereza Helena),

    realizadores e público sobre filmes apresentados na Mostra Competitiva da noite anterior. – Mediação: Luzo Reis